Translate

18 de abril de 2011

Passo a passo do macacão saruel da revista manequim

Olá!!!!
Demorei né, mas saí nesse final de semana, aí atrasei o post!!!
Então........eu disse no final do passo a passo da saia que esse post seria o passo a passo com molde de uma revista com moldes prontos. Escolhi a revista manequim, pois já estava querendo fazer um macacão aí apareceu um que eu gostei muito.
 Então vamos lá.....

Obs: O macacão da revista foi feito com a seda, mas tem uma informação do lado direito da imagem do macacão dizendo que ele pode ser feito também em tecido algodão que seria até melhor pra dar mais mobilidade. Aí fiz com a tricoline 100% algodão de cor azul klein.
Não vou colocar metragem e nem aviamentos porque nas páginas da revista que coloquei abaixo tem tudo explicadinho.

Essa é a capa da revista edição de março/2011 e ao lado o macacão escolhido.

Aí tirei as medidas e fiz como ensina no caderno de moldes

O molde do macacão é o 186 com explicação de materiais, metragem, plano de corte e instruções de montagem. 

Seguindo as orientações da revista localizei e risquei o molde.

Para virar molde, depois de riscá-lo no papel de moldes, coloquei um papel manteiga/seda ou transparente por cima e copiei.

Moldes prontos. As partes foram grudadas com fita crepe.

Os moldes em tecido

De acordo com as instruções de montagem a primeira coisa a se fazer são as pences.
as duas primeiras fotos distorceram a cor original, mas mostram que as vinquei com o ferro de passar para ficar mas fácil.

Fiz a prega de acordo com as instruções e alinhavei com linha de cor contrastante. Fiz a prega de acordo com as instruções também.

Aqui vou confessar que eu fiz o bolso do jeito que entendi e não sei se era o mesmo que a revista pediu pra fazer porque eu não entendi a explicação da revista. Mas ficou com o mesmo efeito do bolso do modelo de macacão da revista. Aí ficou assim: 
Peguei dois bolsos, coloquei direito sobre direito, costurei todo ele deixando 1cm em cada borda, virei como na segunda imagem e vinquei com o ferro de passar. Na terceira imagem tem a parte de cima e a de baixo do bolso e na quarta imagem eu costurei a parte de cima direito do bolso com direito do tecido.

Pespontei o bolso

Pelas instruções de montagem, o lado esquerdo não poderia ser costurado pelo fato de ter que colocar o zíper invisível, mas tive problema com o zíper, ele estava travado então fiz o teste pra ver se poderia terminar o macacão sem o zíper e realmente não tem necessidade de se colocar zíper porque tem elástico no decote.
então costurei como indicado abaixo, direito da frente sobre direito das costas da peça e do acabamento, deixando uma abertura do lado esquerdo na peça apenas para finalizar o acabamento com elástico. O acabamento ficará com o lado esquerdo aberto.
Obs: as aberturas dos bolsos não são costuradas apenas a beiradinha de 1cm que ficou sobrando de uma das partes do bolso que será costurada na peça das costas.


Coloquei direito do acabamento sobre direito da peça e costurei toda a volta da parte de cima do decote, depois desvirei coloquei o elástico, pespontei duas vezes esticando o elástico e terminei de fechar a abertura do lado esquerdo do macacão.

passei zig zag em todas as sobras de costura da peça porque como vocês já sabem minha overlock tá do mesmo jeito, mas na próxima semana vou arrumar. 
Fiz a barra de 1,5cm e preguei o botão enfeite.

Prontinhooooo!!!!!
olha eu com meu macacão!!!
fiz a foto só com ele, só que achei que fiquei muito reta, aí coloquei um cinto pra ficar mais acinturada.

Bjim!!!


53 comentários:

  1. amada que luxoooo. quero um já.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. That turned out adorable! Great tutorial.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, adorei mtooo... $uce$$o .. bjos boa semana.
    Maria Eduarda Gonçalo/Tambaú-Sp

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Maria Eduarda!!!!
    uma ótima semana pra ti!!!
    bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oieeeeee!
    Mas então menina que bom que estas gostando do meu blog! Confesso que ate entao não tinha visto o seu, mas tambem desde o primeiro momento que acessei ja me tornei seguidora de carteirinha! Amei, vamos trocar informações! Beijão do frio do sul

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Aline!!!!Fico muito feliz por saber disso!!!!com certeza!!!!
    bjos do quentinho de Brasília!!!!rs.......

    ResponderExcluir
  7. adoro modelo saruel , o macacão ficou lindissimo !
    parabéns ;)
    bjinhos
    http://laisborgess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita em meu blog e por me seguir adorei seu blog tbm vou te seguir bjin!

    ResponderExcluir
  9. Gata, vc arrasa na costura! Fico aqui com invejinho branca de vc, pois sempre sonhei em fazer meus próprios modelinhos...Um dia eu chego lá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Cris!!!!boto fé que vc consegue sim!!!!já dá pra fazer uns facinhos que tem no blog hein!!!!hehehe
    valeu!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  11. Menina que luxo, adorei ^^ ficou lindo

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Bravo Bruna !!!! It's amazing !!!!

    please, visit my new blog about make up, I'm a professional make up artist, and follow me if you like it ;)

    i'm following you now :)

    www.amakeupforadream.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Thanks Isabelle
    I like makeup and follow your blog!
    kisses

    ResponderExcluir
  14. Dear Bruna, Thank you so much for your very kind words :)
    If you have questions about make up, don't hesitate to ask me, I'll answer to you in person, or will make a post about it.
    Have a wonderful day Bruna ! :)

    Kisses from france ;)

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Seu blog é adorável! Tudo muito bem explicadinho e de muito bom gosto! Que bom que somos praticamente vizinhas né!hehehe Já estou te seguindo e vou te indicar às minhas amigas!
    bjs
    Ah!...e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito lindo o modelo, principalmente com o cinto, eu também não gosto muito de moselos não acinturados, nos deixam quadradas né!
    AH!eu também não tenho baby ainda, mas é sempre bom nos informar sobre esse universo para não ser pegas de surpresa.

    beijão
    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  17. Oi Cecília!!!!
    muito obrigada!!!!adorei o comentário!!!!
    Nossa, Valeu!!!agradeço muito!!!!
    bjim!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Cíntia!!!pois é.....sobra muito tecido aí me senti fofa!!!hehehe e um cinto resolveu o problema!!!!
    ah....gostei muito do seu post eu nem tinha pensado nisso mas adorei tbém poder ter essa informação!!!!
    bjim!!!!

    ResponderExcluir
  19. Meniiina que chiqueza!!! Tá linda! Ah estou fazendo o post do seu look;)

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Carol!!!!ah.....depois quero colocar aqui no blog!!!hehehe!!!!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  21. Adoro como vc ensina a montar uma peça ... mais legal ainda é ver a peça pronta depois... ótimo blog viu... parabéns!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  22. oi Walquiria!!!!adorei o comentário!!!
    obrigada!!!
    bjim!!!!

    ResponderExcluir
  23. Lindíssimo!!!! e muito talentosa!!!
    adorei!!!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  24. Tô amando o blog!!!! Que perfeito e vc mora em Brasília!!!!
    Assim que possível tem como vc me contar onde compra os tecidos e malhas e por incrível que pareça, não estou encontrando papel manteiga ;( vc compra onde????
    Abraços
    Olivia

    ResponderExcluir
  25. Olá Bruna, me chamo Márcia, sou de São José dos Campos-SP e estou aprendendo a costurar e amo olhar seu blog com suas criações. Ainda estou no começo, mas já fiz algumas peças bem básicas que ficaram legais. Agora botei na cabeça que quero fazer uma calça saruel preta de malha para usar com uma regatinha branca e um colete jeans. Será que você que já fez um macacão saruel não pode ensinar a gente a fazer só a calça? Grande abraço que DEUS abençoe e continue te iluminando!

    ResponderExcluir
  26. Oi Márcia!!!
    muitíssimo obrigada!!!
    Se for em relação à costura é praticamente a mesma coisa e ainda mais fácil pq seu modelo nem deve ter bolso. Então é só costurar laterais e entre pernas e depois cós e barra!!!
    agora se vc quiser saber sobre como fazer a modelagem, tem o link abaixo que achei na internet que pode te ajudar melhor:
    http://cantinhodahakathi.blogspot.com/2009/03/molde-calca-saruel-corte-anatomico.html
    Depois me conte como foi o processo!!!
    amém!!!!Que Deus derrame muitas bençãos em vc!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  27. ola Bruna estou amando seu blog.você e formada no mesmo curso que eu pretendo.tenho curso básico de corte e costura e maquina. sei criar croquis de moda.mas não sei tirar os molde dos meus croquis.crio croquis em segundos,minha maio dificuldade e cortar e costurar.me fala se criar e mais facil ou mais dificil de cortar é costurar.bjsssssss EDNISCE

    ResponderExcluir
  28. Oi Ednisce!!!!Muitíssimo obrigada!!!!
    acho que respondi um recadinho meio parecido com esse numa mensagem que vc me enviou no post da mini saia!!!!
    A questão de ser mais fácil ou não é relativo a cada pessoa!!!
    todas as duas coisas envolvem técnicas e prática. É claro que cada pessoa se identifica mais com uma coisa do que com outra.
    Eu particularmente acho mais fácil botar a idéia no papel do que transformar o que está no papel em realidade, mas tem profissionais que acham mais fácil fazer molde, cortar e costurar do que desenhar!!!!Então é relativo!!!!
    vc buscando conhecer, aprender e praticar novas técnicas, vc consegue sim!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  29. ola bruna gostaria que se possivel,vc me ajudasse em uma execução de saia balone,e queria que me enviasse o passo a passo,se não te causar transtorno,é que nenhum site que entrei me indica como fazer muito oberiga e continuo te seguindo sempre bjs e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meristeffani!!!
      No momento tá meio complicadinho pra mim, mas logo que puder ajudarei sim!!!
      Adorei o carinho!!!
      uma ótima semana para ti tbém!!!
      muitíssimo obrigada!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  30. Nossa... você é boa nisso hein!! Faz tudo parecer tão fácil! hehe Eu estou começando a aprender a costurar.. é tudo ainda muito novo pra mim. Mas um dia chego lá! bju

    ResponderExcluir
  31. Menina... vc é boa nisso hein? eu to só começando.. um dia chego lá hehehe bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília!!!
      que legal!!!Imagina, ainda preciso aprender muita coisa, mas agradeço imensamente!!!espero continuar te incentivando!!!
      muitíssimo obrigada!!!
      BJim!!!!!!

      Excluir
  32. Magnifico post!

    Obrigada pela partilha :D


    Bjos cheios de luz!


    Maria

    ResponderExcluir
  33. Gostei demais do seu site e por isso resolvi (depois de muito procurar) pedir sua ajuda. Eu tenho o busto tamanho 50 e quero confeccionar um body tomara que caia decote reto pra usar por baixo das minhas roupas decotadas. Como o seio é muito grande, quero adaptar um bojo (daqueles comprados prontos). Já procurei em revistas e na internet e não acho nenhuma modelagem.... Você saberia como modelar isso?? Com grandes esperanças e um muito obrigado! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernandinha!!!
      desculpe a demora em responder sua pergunta.....é que faz pouco tempo que tive minha filhinha e nao estou tendo tempo de acessar o blog com frequência e responder as perguntas mais elaboradas como gostaria!!!
      vc irá usar o molde de um top tomara que caia e juntar com o molde de um biquini ou calcinha
      me desculpe nao dar mais detalhes pq estou respondendo quando consigo
      fiquei felicíssima em saber que vc gostou do blog!!!!!
      muitíssimo obrigada!!!!
      espero ter ajudado!!!!!
      bjim!!!!

      Excluir
  34. adorei, ficou lindo.. eu acho super difícil copiar os moldes, talvez eu deva tentar

    http://houseofpinheiro.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbém achava, mas aí dessa forma achei mais fácil!!!
      bjim!!!!

      Excluir
  35. Bruna, amo costurar e quando descobri seu blog me apaixonei vc é minha inspiração, vc arrasa, resolvi fazer um blog tbm relacionado a costura, mas confesso que estou totalmente enrolada não manjo muito de computador rsrsrsrs mas to tentando, estou terminando meu curso de corte e costura e assim que comprar minha maquina que será ainda essa semana começarei meus trabalhos, estou com muitas idéias, e começarei a postar. Tudo o que vi no seu blog me deixou encantada, "quero ser como vc qd crescer" rsrsrrs, gostaria de umas dicas suas em relação ao meu blog. Bjoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cicera!!!
      Nossa, sério????ah....como é bom, aliás é ótimo saber disso!!!fico tão feliz de saber que sou inspiração!!!
      claro que te ajudo é bom que eu acabo aprendendo mais coisas tbém pq costura é desse jeito, a gente ensina a gente aprende!!!hehehe
      eu tbém apanhei um pouco com as ferramentas do blog, mas no começo é assim mesmo, depois de tanto mexer vc vai descobrindo e aprendendo mais coisas!!!mas precisando é só perguntar!!!q o que eu puder e souber ajudar, ajudarei sim!!!
      nossa, amei seus elogios!!!
      imagina, mas muitíssimo obrigada de coração!!!
      já vou acessar seu blog então!!!
      bjim!!!

      Excluir
    2. Tentei deixar uma mensagem e te seguir mas seu blog é diferente, pois o meu é do blogger e o seu me parece que é do google!!!aí fica complicado pra eu te ajudar pq não conheço as ferramentas!!!
      lá fala que tenho que criar um perfil!!!nossa ,eu ja tenho tantos perfis que estou quase perdida, imagina criar mais um....hehehe!!!!
      depois me diga como faço sem ter que criar mais um perfil!!!

      Excluir
  36. Oi!!! tudo de bom seu blog!!!! Adorei!!! deixa te falar precisava de um molde para fazer um macacao para mascote de coelho para adulto vou fazer em tecido pelucia seá que vc pode me ajudar????muito obriga!!! sucesso sempre!!!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz quando você comenta!!!
Mesmo sem conta você pode comentar!!!
Basta clicar na opção anônimo e depois colocar o nome no começo ou no final do corpo da mensagem!!!
:*